Recentemente eu escrevi no Linkedin o artigo “A Importância da Leitura na Minha Vida Pessoal e Profissional” e no artigo eu comentei como eu consumo conteúdo através de livros físicos, digitais (Kindle) e com os Audiobooks, mas neste artigo irei compartilhar com vocês em detalhes como tem sido a minha experiência nos últimos meses com os Audiobooks.

Segundo o Wikipedia o termo “Talking book” surgiu na década de 1930 com programas governamentais projetados para leitores cegos, enquanto o termo “audiolivro” entrou em uso durante a década de 1970. Em 1994, a Associação de Editores de Áudio estabeleceu o termo “audiobook” como padrão da indústria.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Audiobook

Agora que sabemos a origem do termo “audiobook” vamos para a parte que interessa.

Uma pergunta clássica que eu poderia fazer aqui para você é quantos livros vocês já leram em 2017, mas vou reformular a pergunta. Quantos livros vocês consumiram em 2017?

Com a quantidade de atividades pessoais e profissionais que temos hoje em dia muitas vezes a leitura de um livro fica em último lugar e passa ano e entra ano e muitas pessoas as pessoas não conseguem se quer ler 1 livro.

Eu já perdi a conta de quantos livros já li nos últimos anos, mas a quantidade não importa e sim o conteúdo que cada livro contribuiu e tem contribuído para a minha vida pessoal e profissional.

Devido à grande quantidade de atividades pessoais e profissionais a leitura de um livro seja físico ou digital foi diminuindo nos últimos meses. Então comecei a buscar alternativas, porque eu adoro aprender novas coisas todos os dias e ficar atualizado com o que está acontecendo no mundo, enfim eu precisava achar uma alternativa e foi assim que descobri os Audiobooks.

Para consumir os Audiobooks eu aproveito cada momento que estou no trânsito, academia, em viagens ou em qualquer lugar em que eu possa utilizar meu fone para escutar um Audiobook. A dica que eu dou para vocês é sempre ande com um fone no bolso para escutar um Audiobook, porque em algum momento do seu dia vocês terão uma janela entre uma atividade e outra e vocês poderão aproveitar esse tempo para consumir o conteúdo de um livro através do Audiobook.

Depois de testar dezenas de aplicativos de Audiobooks os que mais me agradaram foram os seguintes:

Ubook – Criado em 2014, o Ubook hoje é o maior aplicativo de audiolivros por streaming da América Latina, e conta com mais de 1,5 milhão de usuários cadastrados.

São mais de 10.000 títulos disponíveis no catálogo, entre livros, revistas, podcasts, cursos e palestras. A narração é realizada por uma equipe profissional, composta por narradores, atores, editores, autores e sonoplastas. Os livros e revistas são narrados na íntegra e vocês poderão fazer o download do Audiobook para escutar off-line quando estiver em um local que não tem conexão com a Internet.

Este é um serviço pago, mas vocês poderão testar por 7 dias gratuitamente. Se vocês tiverem pontos no Multiplus vocês poderão trocar os seus pontos por uma assinatura anual. O valor da mensalidade é R$ 24,90 por mês. Eles têm títulos em português, inglês, espanhol e em outras línguas.

Download

iPhone ou iPad: https://itunes.apple.com/br/app/ubook/id796476765?mt=8

Androidhttps://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.ubook.ubookapp

12minutos – Eles têm mais de 200 títulos de livros em formato Audiobook. A diferença dele para o Ubook é que eles fazem um resumo do livro (em média de 12 a 15 minutos) ao invés de narrar o livro inteiro. Apesar de eles terem somente 200 títulos eles estão todo mês adicionando novos títulos. Esta é uma ótima alternativa para quem precisa ficar atualizado com vários assuntos e não tem tempo de ler ou escutar um livro inteiro.

Este é um serviço pago, mas vocês poderão testar por 3 dias gratuitamente. Após este período vocês poderão escutar 1 livro por semana. Além de escutar vocês também poderão ler o resumo do livro ao mesmo tempo que escuta. O valor da mensalidade é R$ 24,90 por mês. Todos os títulos estão em português.

Download

iPhone ou iPadhttps://itunes.apple.com/br/app/id1177343870?mt=8

Androidhttps://play.google.com/store/apps/details?id=com.br.twelvemin&referrer=af_tranid%3DEKJIBMmZN9hGvxYVCif_pg%26pid%3Dsite

Blinkist – Tem mais de 2.000 títulos de livros em formato Audiobook. Ele é semelhante ao 12minutos, mas a diferença é que no momento eles tem somente títulos em inglês. Com o Blinkist vocês também poderão criar uma conta e testar por alguns dias e caso vocês não façam a assinatura vocês poderão escutar 1 livro por dia gratuitamente escolhido por eles. Vocês também poderão ler o resumo do livro ao mesmo tempo que escuta. O valor da assinatura anual é de $69,00 dólares.

Download

iPhone ou iPadhttps://itunes.apple.com/app/id568839295?mt=8&pt=com.blinkslabs.Blinkist&ct=WebLeads

Androidhttps://play.google.com/store/apps/details?id=com.blinkslabs.blinkist.android&referrer=adjust_reftag%3DchSZATXUAxFui%26utm_source%3DWebLeads%26utm_campaign%3Dorganic%26utm_content%3D____%252Fen%252Fnc%252Freferral%26utm_term%3D____footer-20170922-landing_page_app_icon

 

ResumoCast – É um podcast que faz resumo de livros gratuitamente e publica toda segunda-feira um novo título. Eles têm mais de 90 livros resumidos em episódios gravados.

Este podcast é totalmente gratuito e vocês só precisam assinar o podcast através do seu aplicativo de celular para receber gratuitamente novos episódios.

Além do resumo que eles fazem dos livros no site do ResumoCast, eles tem mapas mentais dos livros. O conteúdo é simplesmente fantástico.

Recomendo fortemente que vocês se inscrevam neste Podcast.

Download

iPhone ou iPadhttps://itunes.apple.com/br/podcast/resumocast-livros-para-empreendedores/id1073441121?mt=2

Android:http://www.subscribeonandroid.com/feeds.soundcloud.com/users/soundcloud:users:198038334/sounds.rss

 

Dica

Se você realmente gosta de ler recomendo que você assine o serviço Kindle Unlimited da Amazon.

Com o Kindle Unlimited você terá acesso a milhares de eBooks para ler à vontade. Realmente é um investimento que vale a pena fazer.

Nota

A minha lista de livros favoritos é muito grande, então coloquei aqui somente os principais.

 

Conclusão

Se vocês não têm o hábito de ler ou não tem tempo o Audiobook é uma excelente alternativa para vocês começarem a consumir conteúdo de livros através de áudios. Recomendo que vocês façam um test drive dessas plataformas de Audiobooks e Podcast e em pouco tempo vocês estarão viciados em consumir novos conteúdos todos os dias.

Se vocês gostaram do artigo compartilhe com seus amigos!

Desejo para vocês sucesso hoje e sempre!

 

Luciano Lima
CISSP]-[CEH]-[CSA+]-[CompTIA Security+]-[MCSA Security]-[MCSE Security]

Você gostou do artigo?
Compartilhe com seus amigos.
Receba a Newsletter por e-mail