Olá pessoal,

Acabei de retornar do MVP Global Summit 2016 no Campus da Microsoft em Redmond onde mais uma ano eu tive a oportunidade de participar de várias sessões técnicas com o time de Segurança e do Azure.

Entre várias novidades que foram apresentadas uma delas eu já posso falar que é sobre o Azure Advisor, porque agora o recurso foi disponibilizado publicamente e está disponível para todos.

Se o seu ambiente está no Azure aproveita a oportunidade para verificar se ele está seguindo as melhores práticas da Microsoft. Leia o artigo e conheça mais esse novo recurso.

O que é o Azure Advisor?

Azure Advisor é um consultor online criado para ajudá-lo a seguir as melhores práticas para otimizar suas implantações no Azure. Ele analisa as configurações dos recursos e a telemetria do uso e também recomenda soluções que podem ajudá-lo a melhorar a segurança, disponibilidade, desempenho e o custo dos recursos do Azure.

Quais Recursos estão Disponíveis?

  • High Availability (Alta Disponibilidade) – Para garantir e melhorar a continuidade de seus aplicativos críticos para o negócio.
  • Security (Segurança) – Para detectar ameaças e vulnerabilidades que poderiam levar a possíveis violações de segurança.
  • Performance – Para aumentar a velocidade de suas aplicações.
  • Cost (Custo) – Para otimizar e reduzir o seu gasto global no Azure.

 

Acessando o Azure Advisor

1 – Para acessar o Azure Adivsor acesse sua conta através do portal do Azure (https://portal.azure.com/) e na caixa Search Resources (Recursos de Pesquisa) digite Azure Advisor, conforme mostra a figura 1.1.

 

Figura 1.1

 

2 – Clique em Get Recommendations (Obter Recomendações), conforme mostra a figura 1.2.

Figura 1.2

3 – O resultado será apresentado conforme mostra a figura 1.3.

 

Figura 1.3

O resultado obviamente será diferente conforme o seu ambiente está configurado no Azure, no meu ambiente de laboratório foram apresentados 3 itens que precisam ser revisados sendo dois de High Availability (Alta Disponbilidade) e um de Security (Segurança).

4 – Clique em High Availability (Alta Disponbilidade) e o resultado será mostrado conforme mostra a figura 1.4.

 

Figura 1.4

5 – No meu cenário eu cliquei em uma das opções que foram listadas e uma nova janela com recomendações para correção foi apresentada conforme a figura 1.5.

 

Figura 1.5

 

Nota

Como esse ambiente é somente para teste eu não irei fazer nenhuma alteração em High Availability (Alta Disponbilidade), porém eu seu ambiente basta analisar a recomendação e seguir o procedimento para correção do problema. Após corrigir o problema execute novamente o Azure Advisor para verificar se o problema foi resolvido.

6 – Vamos corrigir os itens de segurança, então clique em Security (Segurança) e selecione o item que está aparecendo como recomendado para correção, conforme mostra a figura 1.6.

 

Figura 1.6

7 – Selecione uma das recomendações de segurança para correção e será apresentado uma janela conforme mostra a figura 1.7.

 

Figura 1.7

8 – Após corrigir todas as recomendações de segurança clique em Get Recommendations (Obter Recomendações) e será apresentado um resultado semelhante da figura 1.8.

 

Figura 1.8

 

Luciano Lima

[CISSP]-[CEH]-[CompTIA Security+]-[CompTIA Cloud Essentials]-[MVP Enterprise Security]-[MCSA Security]-[MCSE Security]
Você gostou do artigo?
Compartilhe com seus amigos.
Receba a Newsletter por e-mail